“ Saber “quem eu sou”
e “como sou” é que permite escolher “o que fazer” e como fazer”.
Neiva(1995) apud
Moura(2008)
O
trabalho é uma atividade de grande
importância na vida das pessoas.
O
momento da escolha profissional vem com muitas dúvidas para o adolescente.
As
dúvidas acontecem porque toda decisão implica numa escolha, numa perda.
Todos
nós podemos desempenhar com competência e desenvoltura várias atividades ao
longo da vida, mas em geral escolhemos e cursamos um curso de cada vez. Sendo
assim quando a pessoa escolhe um curso mesmo que momentaneamente ela está
dizendo não para outras possibilidades.
O
mercado de trabalho hoje apresenta inúmeras alternativas. E neste ponto ocorre
o que pode ser um grande problema. O adolescente tem que fazer uma única
escolha num vasto universo de opções.
Dado
este panorama é comum o adolescente pensar:
Quem
sou eu?
O
que eu quero para mim?
Que
curso eu devo escolher?
Em
qual faculdade?
Humanas,
Biológicas ou Exatas?
Quanto
tempo irá demorar?
Tenho
características que este curso requer?
Este
curso pode me trazer status social?
Terei
possibilidade de um bom retorno financeiro?
O
que meus pais vão achar de minha decisão?
Qual
o meu projeto de vida?
Dúvidas,
dúvidas e mais dúvidas. Nessa hora um
trabalho de orientação profissional se faz importante para que ocorra uma escolha
consciente.
A
orientação profissional é um trabalho efetuado por um profissional psicólogo.
Neste trabalho são realizadas diversas atividades que têm por objetivo
desenvolver o autoconhecimento do adolescente e ampliar seu conhecimento sobre
as profissões e o mercado de trabalho.
Quando
o adolescente tem consciência de suas possibilidades e também de suas
limitações ele tende a considerar estas em seu projeto profissional.
Um
autoconhecimento deficitário pode contribuir para que o adolescente faça uma
escolha que futuramente pode apresentar-se errônea.
Por
exemplo, um adolescente pode admirar a profissão de engenheiro, saber que o mercado
de trabalho é propício para esta área e da possibilidade de altos ganhos
salariais, mas ao mesmo tempo ter significativa dificuldade para as disciplinas
nas áreas de exatas. Esta dificuldade poderia impossibilitar a escolha deste
adolescente pela profissão de engenharia uma vez que ele teria sérias dificuldades
no decorrer do curso e alta probabilidade de desistência do mesmo acarretando
prejuízos financeiros e emocionais.
Para
que ocorra uma escolha profissional madura é necessário que o adolescente
desenvolva algumas habilidades importantes no seu processo de decisão.
A
entrada na faculdade e no universo do trabalho pode ser um momento muito feliz
na vida do indivíduo. Uma escolha profissional adequada contribui para que a
pessoa desenvolva uma atividade profissional com muito prazer, contribui para
que a pessoa tenha uma vida feliz.
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Neiva, K. M. C.
Escala de maturidade para orientação profissional(1999). In: Moura, C. B. Orientação
profissional sob o enfoque da análise do comportamento.Campinas. Editora
Alínea(2008).
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