quarta-feira, 25 de março de 2009

O autoconhecimento dos pais.




Tenho trabalhado com muitas famílias sobre a condução de comportamento com crianças.
O trabalho de orientação a pais permite corrigir alguns problemas e evitar que dificuldades comportamentais se cronifiquem na adolescência e na vida adulta.
Na novela global exibida no horário nobre vemos o jovem que se comporta inadequadamente e o apoio e autorização que lastimavelmente recebe dos pais. Seria mais lastimável se não fosse ficção, mas a ficção é criada a partir de fatos reais e bem sabemos que existem jovens com comportamentos semelhantes por aí.
Toda vez que nós psicólogos trabalhamos com uma criança para que ocorra mudanças em seus comportamentos, nós também em igual ou maior proporção trabalhamos orientando os pais.
Os pais podem manter os comportamentos inadequados de seus filhos, como no caso da novela, ou contribuir para que ocorra mudanças.
Quando uma criança ordena que seu pai lhe faça algo e o pai a censura brevemente mas faz o que lhe foi ordenado , está ensinando que a criança pode se comportar de tal maneira.
Muitas vezes os pais têm dificuldades em serem consistentes com seus filhos e então as crianças aprendem a manipular.
A vida corrida, o pouco tempo com as crianças acaba gerando nos pais culpa e por consequência uma permissividade maior aos comportamentos inadequados de seus filhos.
As crianças são nossos bens mais preciosos mas, é fundamental ensiná-las a viver em sociedade sendo solidárias e sensíveis às necessidades dos outros.
O autoconhecimento dos pais é fundamental para que ocorra mudanças comportamentais efetivas nas crianças. Porque por exemplo, à medida que o pai sabe que sua tendência é ser permissivo ou inconsistente pode prestar atenção e se policiar para dar consequências mais adequadas aos comportamentos da criança.
A Psicoterapia é um instrumento que pode contribuir para que o pai e/ou mãe aprenda mais sobre si mesmo e aprenda também a se relacionar com seus filhos.
Num processo de Psicoterapia infantil além da criança entrar em atendimento os pais também passam por um treinamento ministrado por um profissional psicólogo.
Nesse treinamento, o profissional aponta acertos e erros dos pais nas conduções com as crianças e trabalha desenvolvendo outras habilidades junto aos pais para que estes sejam mais consistentes e assim a educação para com seus filhos seja mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário