segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Antes da briga, atenção e carinho.



É comum ver crianças que fazem de tudo para chamar a atenção dos pais. Muitas vezes elas fazem tudo, mas tudo mesmo para chamar a atenção não só dos pais, mas também da professora, dos avós, dos irmãos.
Comportar-se adequadamente de maneira a chamar a atenção é bacana o problema é quando as crianças se comportam mal para ter essa atenção e aí entram gritos, quebrar brinquedos, birras homéricas, brigas com irmãos.
Vivemos num tempo onde nos falta tempo, entre acordar, preparar o café da manhã, o lanche das crianças, as levar a escola, trabalhar o dia todo, almoçar correndo, pegar as crianças na escola, olhar o dever, fazer jantar e etc. Acaba faltando tempo para dar uma atenção adequada para as crianças.
E quando a criança fica privada da atenção especialmente dos pais ela faz tudo, tudo aquilo que sabe fazer para obter sua atenção.
Para muitas crianças, muitas vezes é melhor ter o pai brigando com ela a ter seu pai sem lhe dar apenas um olhar.
E fazer birra, brigar com o irmão muitas vezes funciona porque não agüentando tanta gritaria freqüentemente os pais param tudo o que estão fazendo para dar atenção a criança.
O mais adequado nesses casos é dar atenção a criança antes que ela comece a se comportar mal, por exemplo, chegar do trabalho e brincar um pouco com a criança, perguntar como foi o dia dela. Isto faz com que a criança fique mais tranqüila, saciada da atenção dos pais.
Sabemos que é difícil conciliar a necessidade de tempo que as crianças têm com a rotina diária, encontra-se aí o nosso grande desafio.
Procurar estar com a criança, durante um tempo saudável, de qualidade faz com que ela se sinta amada, querida e certamente diminui a freqüência dos comportamentos inadequados da criança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário